sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

BAIXADA URGENTE

GOVERNADOR DÁ CHOQUE DE GESTÃO NO ESTADO
Em suas primeiras medidas como governador, o ex-senador Sergio Cabral Filho deixou claro que veio para dar um choque de gestão no Estado, convocando técnicos de capacidade comprovada para comandar as 19 Secretarias que sobraram da antiga estrutura de governo. A ruptura com a gestão passionária e populista do Casal Garotinho se caracteriza não só pela redução do número de Secretarias, mas principalmente pelo preenchimento dos primeiro escalão com nomes com estatura política para ocupar qualquer Ministério neste País, como o médico Sergio Cortes, da Saúde, e o economista Joaquim Levi, ex-Secretário do Tesouro de Lula e que renunciou ao cargo de Vice-Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, em Nova York, para ocupar a Secretaria de Fazenda, onde o ex-prefeito de Volta Redonda e ex-deputado Francisco Neto, em poucos meses à frente da Pasta, conseguiu desbaratar diversas quadrilhas que sonegavam e fraudavam impostos. Outra decisão política de largo alcance foi firmar um pacto com os governadores de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, fechando as fronteiras do Estado do Rio às quadrilhas que fraudam combustíveis e comercializam produtos piratas. Nesse caso, Sergio Cabral vai utilizar o mesmo programa de trabalho da Polícia Federal, que vem combatendo os crimes de colarinho branco com a ajuda da Receita Federal, como no caso da butique Daslu, em S. Paulo, e do chinês Lao Kim e outros de menor porte. Resta esperar que os prefeitos se juntem ao Governador, sem picuinhas ou partidarismo, para ajudá-lo a tirar o Estado do Rio do atoleiro político, moral e econômico a que foi levado por uma desastrada administração que, por oito longos anos, destruiu a economia fluminense e transformou a política social num toma-lá-dá-cá insuportável, inaceitável e escandaloso.

● Lamentavelmente, a empregada do governador foi mais uma vítima do péssimo atendimento dos nossos hospitais. Vitima de enfarte, ela foi levada pelo marido para o Hospital Municipal (Ave César!) Souza Aguiar, mas os médicos só diagnosticaram uma crise de hipoglicemia. Ela permaneceu abandonada por mais de 6 horas em cima de uma maca, onde sofreu três paradas cardíacas. O governador admitiu que ela foi mais uma vítima da lastimável assistência médica que o Governo oferece à população. Foi por isto que Da. Rosinha fugiu do Hospital Getúlio Vargas, depois de sofrer um acidente na Av. Brasil.
● O orçamento de Caxias, embora subestimado pelo Governo, será de R$ 850.693.200, contra os R$ 733.029.455 de 2006. Com a entrada em operação do novo entreposto de cargas das Casas Bahia, para receber 1.350 carretas por dia na Taquara, e de novas empresas em torno do Pólo Gás-Químico, o Município deverá chegar ao primeiro bilhão de reais em arrecadação até novembro próximo.
● Sergio Cabral usou de fina ironia para responder ao discurso de Rosinha na cerimônia de transmissão do cargo. A ex-governadora disse que a bússola do governo de Cabral deveria ser o povo e não as elites, "que precisam pouco do governo". Sergio Cabral agradeceu a preocupação de Rosinha, mas rebateu de bate pronto, como um bom atacante de futebol costuma fazer na porta do gol:: "O povo do Rio de Janeiro me conhece".
● Já está à venda uma nova sandália. É a “Milíssia”, que serve tanto para menina, quanto para Garotinho. Vem com solado especial, para facilitar a fuga em caso de arrastão..
● Numa decisão surpreendente, o prefeito Washington Reis rebaixou a Secretaria de Comunicação Social a simples Departamento, subordinado à Secretaria de Governo e extinguiu a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, ocupada até dezembro pelo seu vizinho e amigo Wanderley Simões. O objetivo do prefeito é reduzir o custo da máquina, que anda muito alto. Afinal, este ano o governo pretende investir muito em infra-estrutura para enfrentar o “Imponderável da Silva”, que o espera em outubro de 2008.
● Convidado para integrar o novo Secretariado, o jornalista Ruyter Poubel declinou do convite, pois acaba de inaugurar o “Sampa Hall”., filial do “Via Show”, que ocupará as antigas instalações do “Olímpia”, na capital paulista e promete ter o mesmo sucesso das outras casas noturnas que a família Poubel já comandou na Baixada Fluminense.
● Ruyter Poubel, que participou ativamente da eleição de Washington Reis, realizou um excelente trabalho à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social nos governos Carlos Lacerda e Moacyr do Carmo (este, apenas nos primeiros dois anos), criando diversos centros sociais, como Renascer e Reviver, além de comandar a construção da sede própria do orfanato Beth Shalom, na Vila Rosário..
● O deputado Dica também não aceitou a Secretaria que lhe foi oferecida pelo Prefeito, o mesmo ocorrendo com o jornalista Carlos Bezerra, diretor da revista “Caxias Magazine”. O deputado preferiu continuar na ALERJ, enquanto Bezerra preferiu ficar apenas como observador das idas e vindas do Governo que ajudou a eleger.
● Preparando-se para as eleições de 2008, os vereadores Ito, Mazinho e Cidinho resolveram apelar para a obstrução sistemática, independente dos assuntos em pauta. A sessão do dia 21, para votar o Orçamento, só começou às 18 horas e se arrastou até a madrugada do dia seguinte.
● O recesso começou no dia 22, mas o presidente Junior Reis resolveu convocar uma sessão extraordinária para o dia 30. Aberta às 10 horas da manhã, ao contrário das sessões ordinárias, que só começam depois das 17,30 horas. na primeira questão de ordem, o vereador Ito incendiou o plenário, apresentando a liminar de um Mandado de Segurança, em que a Justiça suspendia qualquer reunião da Câmara durante o recesso..
● Enquanto Junior Reis partia para o Rio, escoltado por advogados da Câmara, para tentar cassar a liminar junto ao Tribunal de Justiça, Nivan Almeida assumia a presidência e quase chegou ao desforço pessoal com Ito.
● As horas se passavam e Junior Reis não dava notícias sobre a liminar. Enquanto isso, vereadores e funcionários, convocados para trabalhar na sessão extraordinária, permaneceram no plenário, aguardando uma decisão do Tribunal, que só chegou ao plenário depois das 11 da noite, quando a sessão foi reaberta e logo depois encerrada.● Os três mosqueteiros da Oposição – Ito, Mazinho (que espalhou centenas de out doors ao lado de Zito, a pretexto de desejar um Feliz Natal a seus eleitores) e Cidinho prometem novas e sensacionais batalhas quando a Câmara voltar a funcionar, em fevereiro.

Nenhum comentário: